quarta-feira, 18 de maio de 2011

Prefeitura inaugura Centro de Qualificação da região no Orestes Lopes de Camargo e já disponibiliza 1.500 vagas

Na mesma oportunidade, ela também colocou em funcionamento o projeto “Criança quer Futuro”, que já oferece reforços em português e matemática com estrutura de computadores e ampla biblioteca e oficinas de formação

Fotos: Roberto Galhardo

Inserção e preparo para o mercado de trabalho. Prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera destaca o caráter social da nova unidade do Centro de Qualificação Social e Profissional do Orestes Lopes de Camargo


 
A prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera, promove mais uma ação prática em favor da qualificação e profissionalização de crianças, jovens e adultos. É que na manhã desta terça-feira, dia 17, ela inaugurou uma nova unidade do Centro de Qualificação Social e Profissional, que começa a atender com curso profissionalizantes crianças, jovens e adultos, no bairro Orestes Lopes de Camargo.



De início 1.500 vagas já foram criadas para dezenas de cursos profissionalizantes. Na mesma oportunidade, ela também colocou em funcionamento o projeto “Criança quer Futuro”, que já oferece reforços em português e matemática com estrutura de computadores e ampla biblioteca e oficinas de formação.



O novo Centro de Qualificação conta com 10 salas de aula, recepção, banheiros, refeitório, área verde, tudo para a comodidade dos seus freqüentadores e futuros profissionais e atende a um pedido de qualificação da comunidade, que deseja preparar seus filhos para o mercado de trabalho. “Conheço muito bem essa região. E as mães, principalmente, me solicitavam uma unidade igual ao Centro de Formação que temos na avenida D. Pedro. Daí nosso empenho em atender essa população”, explicou a prefeita Dárcy Vera, enquanto era recebida no bairro. A intenção, de acordo com ela, é antes de tudo, criar possibilidades de formação, incluindo atividades educativas e de geração de emprego e renda. “Os cursos e as oficinas ensinam criatividade, independência, autonomia, iniciativa, trabalho individual e em equipe, onde as crianças e jovens terão acesso a diferentes opções de cursos livres, de muito aprendizado, deixando de lado a ociosidade e a falta de oportunidades”, completou a prefeita.


Geração de renda: Rosangela Fontanezi, coordenadora do Centro de Qualificação Social e Profissional destaca a qualidade dos cursos oferecidos







Os cursos profissionalizantes para adultos serão ministrados no local para impulsionar a geração de renda. Entre eles estão: Culinária, Projeto Mão na Massa, Maquiagem e Design de Sobrancelha, Massagem Modeladora, Estética Facial e Corporal, Manicure e Pedicure, Escovista (Chapinha, Escova, Boby Liss, Escova Modeladora, Lisa, Cacheada), Artesanto em Geral, Garçon, Garçonete, entre outros.



Projeto “Criança quer Futuro” e Cursos Profissionalizantes – Analisando a realidade da região onde se insere o novo Centro de Qualificação Social e Profissional, os principais objetivos norteiam conteúdos e ações para desenvolver a capacitação da população da região do Orestes Lopes de Camargo. “Este trabalho visa desenvolver cursos livres voltados para iniciantes, adultos e adolescentes, viabilizar a inserção e socialização no mercado formal e informal. Esses jovens em situação de risco pessoal e social exigem políticas públicas capazes de garantir um futuro com dignidade”, completa Rosangela Fontanezi, coordenadora do Centro de Formação de Qualificação Social e Profissional.



Na ocasião, ela parabenizou o empenho e comprometimento de sua equipe. “Nós gostamos de estar envolvidas em ações que melhoram a vida das pessoas. Gostamos deste lugar e estamos trabalhando para atender ao pedido da prefeita na promoção de cursos profissionalizantes”, completou Rosangela.


Jovens poderão iniciar-se na instrumentalização e na música







De acordo com Maria Sodré, secretária da Assistência Social, fortalecer a autoestima e investir no potencial dos jovens para gerar renda e trabalho também estão entre as prioridades do projeto, desenvolvido em diversas oficinas como: artesanato: trabalhos em madeira, biscuit e decoupagem, culinária e decoração – mini chef, sênior e chef-adolescentes (11 a 16 anos) com produção de muffins com gotas de chocolates, cupcakes, mini bolo decorado, sonho, sorvetes, docinhos de leite ninho, brigadeiro, rosquinhas; de salgados como lanches, hot dog, sanduíche natural, saladas de frutas.



Sodré explica ainda que o centro terá também curso de jardinagem e roseiras, com poda de árvores, horta biológica, podas de plantas ornamentais, orquídeas, além de maquiagem artística com técnicas de pintura com tintas e produtos não tóxicos, pintura na face. Bordados em feltro, pedraria, ponto cruz, ponto reto, violão de cordas, letras e percussão com baqueta, caixa, cuíca, pandeiro, surdo, tamborim. Outros cursos ainda incluem leitura, com socialização e desenvolvimento de interesses (potencialidades e talentos), valorização do aprendizado e troca de idéias, relacionamento interpessoal e respeito às diferenças.

 
“A prefeita nos pediu o empenho dos monitores na qualificação destes moradores, sejam eles crianças, jovens ou adultos. O equipamento tem toda condição de preparar 1.500 pessoas. Para nós esse dia é um marco, porque estamos possibilitando o planejamento do futuro, especialmente para quem precisa. Isso, para toda a nossa equipe, é um prazer”, destaca Maria Sodré.

 
Espaço de manicure e pedicure está todo estruturado para atender


Outras atividades – Também o curso de Idiomas, com o professor José Roberto Oliveira (voluntário) na aula de Italiano (introdutório) com conversação, comunicação, pronúncia correta das palavras, atividades práticas, exercícios e escrita. De Contadora de Histórias com a professora Vivian Cristina Innocente. De Garçon/Garçonete/Barman, com arrumação de mesa, bandeja, talheres/taças/pratos, coquetéis, postura e disciplina. Além de danças de várias modalidades, com voluntários, como dança de salão, balé, dança de rua e ritmos.



O vice-prefeito Marinho Sampaio destaca a prioridade da administração. “Já temos um centro, no Ipiranga, que coloca dezenas de homens e mulheres qualificados para o mercado do trabalho, gerando mais postos de trabalho. A prefeita tem se dedicado em oferecer cursos profissionalizantes de qualidade e o resultado tem sido ótimo. Isso mostra a preocupação dela com o bem estar da população”, salienta o vice prefeito, Marinho Sampaio.




Área para crianças e adolescentes terem reforço de português e matemática, juntamente com uma ampla biblioteca

A vereadora Glaucia Berenice elogia a iniciativa do governo municipal. “Também sempre militei nessa linha social e é uma felicidade ver esse projeto em prática, permitindo preparar famílias que precisam de qualificação e agora terão isso com qualidade e sem custos. Os demais vereadores também ficam satisfeitos com esse olhar social fundamental, que tem a prefeita Dárcy Vera”, declara Glaucia Berenice.


Também estiveram participando do evento e conhecendo toda a estrutura do novo centro de formação do bairro Orestes Lopes de Camargo, os vereadores André Luiz da Silva, Oliveira Junior, Capela Novas, Giló, Marília Borragini, diretora do Departamento de Proteção Social Básica da Semas, e o vice-prefeito Marinho Sampaio.


Corte e costura: tudo pronto. Serviço já tem mais de 120 inscritos

 

Monitores expõe confecções

Curso de manicure oferece todas as ferramentas para uma boa qualificação

Serviço:

Vagas: são 1.500 para os Cursos de Qualificação Profissional para adultos e 150 vagas para jovens adolescentes com faixa etária de 11 e 16 anos. Mais informações na nova unidade do Centro de Qualificação, na rua Sabino Brich, 115, no bairro Orestes Lopes de Camargo.

Ribeirão Preto, 18 de Maio de 2011
   fonte: http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/ccs/snoticias/i33principal.php?id=18394

Um comentário:

  1. estou sem palavras, com a orgamisaçao do centro de qualificaçao social e proficonal ,uma linda formatura, feita com carinho, amor e respeito a todos os formandos,os convidados maravilhosos,deixo aqui minha admiraçao pela cordenadora rosangela,que se preocupou em deixar todos atendidos em seus objetivos adqueridos nos cursos,adorei conhecer a secretaria da assistencia social maria sodre , que tambem soube reprerentar a nossa prefeita muito bem ,pensei em presentear a todos que se preocuparam e me proficionalizar no meu trabalho,ai vi que do monento que estiver dando frutos , e repassando que eu aprendi saberei que estou dando a sociedade de minha cidade o presente , que tanto me preocupei, obrigada com carinho ao centro de qualificaçao, a secretaria maria sodre, ea vc prefeita , pois sem vc nao teriamos tantos proficionais no mercado trabalhando eo mais importante e ter auto confiança, parabens a todos

    ResponderExcluir

Centro de Qualificacao Social e Profissional

Unidade I - Av. D Pedro I, 45 - Ipiranga
(16) 3630 - 0401

Unidade II - Rua Sabino Brichi, 115 - Jd. Orestes Lopes Camargo
(16) 3976 - 1023

Centro de Integração Social de Bonfim Paulista
Rua Carlos Norberto, 227 - Bonfim Paulista
(16) 3972 - 1859

Centro da Beleza
Rua São Salvador, 1309 - Sumarezinho
Tel: (16) 3966 - 3400